Lançamento: Uma Estrela na Escuridão

Historiador publica livro sobre o único sobrevivente brasileiro do Holocausto

Uma Estrela na Escuridão será lançado no próximo sábado em Santos com bate-papo

Andor Stern nasceu no Brasil, mas passou sua adolescência na Hungria e, aos 87 anos, apresenta uma aparência frágil devido à idade avançada e tudo que passou em um dos mais famosos campos de concentração da história, Auschwitz, após ser preso pelos nazistas. Essa é a história real de Uma Estrela na Escuridão, livro que será lançado no próximo sábado em Santos.

A obra do historiador e professor santista Gabriel Davi Pierin narra a trajetória do único sobrevivente brasileiro do holocausto e celebra os 70 anos do fim da guerra. Com uma mistura de duas narrativas, Uma Estrela na Escuridão detalha o contexto com Gabriel em terceira pessoa e traz o testemunho sobre a vida no campo, perda de familiares, a violência rotineira e o retorno ao Brasil por Andor.

Lançamento do livro Uma Estrela na Escuridão.

O trabalho de pesquisar, escrever e finalizar o livro demorou cerca de dois anos. Nesse período, os dois viajaram juntos à Europa fazendo pesquisas e entrevistas para o livro. Gabriel e Andor passaram pela Hungria e Polônia, onde ficava o campo de Auschwitz.

“Daqui há cinco, dez anos o que eu quero? Eu queria ter um sapato que não machucasse o meu pé; se tivesse meia então seria um luxo. Desejava uma roupa limpa que não tivesse piolho e que me cobrisse para não sentir frio. E também um bolso enorme que pudesse guardar um pão para comer a hora que quisesse. Além disso, ter liberdade para determinar onde e quando quisesse ir.”

Documento comprova passagem de Andor pelo campo.

Documento comprova passagem de Andor pelo campo.

Este é um trecho retirado de Uma Estrela na Escuridão, que foi editado pela editora Ateliê de Palavras. Andor, confinado em Auschwitz em 1944, conta um pouco de seus sonhos. Atualmente, ele vive em São Paulo e, além de trabalhar, realiza palestras para compartilhar suas experiências e falar sobre a tolerância.

O escritor do livro Gabriel Davi Pierin é formado em história, além de administração, e já conta com outros dois livros no currículo: Santos Foot-Ball Club: O Nascimento de um Gigante e Uma Escola Para a Vida.

Serviço

O lançamento de Uma Estrela na Escuridão acontece no próximo sábado, 17 de outubro, às 17h na Estação da Cidadania em Santos, Avenida Ana Costa, nº 340, próximo ao hipermercado Extra.